Vento Norte Paragliders
  Profissionalismo
 
 
 

equipe instrutores parceiros

Neste link você irá encontrar pilotos que vestem a camisa em prol do esporte, atingindo resultados incríveis não apenas individualmente, mas coletivamente, afinal de contas talentos até ganham jogos, mas trabalho em equipe e honestidade ganham o mundo.

Aprenda com quem tem verdadeiramente o maior tempo de experiência, número de pilotos formados e que são referências no ensino esportivo.

Nós sabemos te ensinar! Faça parte da grande família Vento Norte! 

 

Márcio Lichtnow
 

Nosso fundador além de ser um instrutor de referência é também Gestor da Associação Brasileira de Parapente, sendo o instrutor com maior experiência, atuação contínua, profissional e de maior longevidade e ativo no ensino do esporte* em Curitiba e Região Metropolitana.

Responsável diretamente pela formação de centenas de pilotos em Curitiba e região metropolitana, é o caminho certeiro para os cursos de iniciação no Parapente.

Participava ativamente dos campeonatos, destacando-se em diversos deles, até o momento de fundar a Vento Norte Paraglider, dedicando-se integralmente e profissionalmente na didática esportiva, levando a escola há uma das melhores do nível nacional. Confira o curso lecionado por Márcio clicando aqui.

 

Kauan  Lichtnow
 

kauan felipe

Instrutor homologado  CBVL, co-fundador da Vento Norte Paraglider, é filho do Márcio, acompanhou o esporte desde os 7 anos de idade tornando-se um dos melhores pilotos paranaenses, dedicando-se para a formação de  pilotos, manutenção de equipamentos, organização esportiva e realização de voos duplos, sendo considerado um dos pilotos curitibanos mais confiáveis para proporcionar esta experiência. Confira o serviço clicando aqui.

 

Mauricio Braga
 

Mauricio Braga, também conhecido pelo apelido de Gatinho, iniciou no esporte no ano de 2002, sendo um dos pioneiros da acrobacia no Brasil, com experiência internacional como Juiz Oficial Acro, da FAI, atuou por alguns anos na Europa, durante o Circuito Mundial de Acro, tornou-se um profundo conhecedor do comportamento do parapente, e no decorrer dos seus 15 anos de experiência no esporte, é um dos poucos instrutores do curso de SIV - Simulações de Acidentes em Voo, no Brasil. 

Conheça um pouquinho deste grande professor clicando aqui.

 

Samuel Nascimento
 

sobre samuel nascimento vento norte paraglider curso de parapente curso de voo livre

Samuel Nascimento, também chamado carinhosamente de Samuka, é responsável pelo consgrado curso XCompe, lecionado por todo o Brasil. Samuca é piloto de parapente desde 2003, profissional desde 2008, onde começou a trabalhar como piloto oficial da maior fabricante de parapente das Américas, Sol Paragliders. Dentre suas conquistas esportivas sobressaem os feitos; recordista Mundial de distância - 564 km de voo - 2016. Saiba mais sobre o curso de Samuka aqui.

 

Frank Brown
 
frank brown recordista mundial
 
O estimado e referenciado brasileiro Frank Brown, detentor de diversas conquistas no esporte mundial é responsável pelo curso XC e Técnicas de Segurança, lecionado Brasil a fora, compartilhando um pouco de sua experiência e motivando os pilotos na busca por evolução e qualidade no voo livre. Saiba mais sobre o curso do Frank aqui.
 
 
Sol Paragliders
 
 
SOL PARAGLIDERS E SOL STORE é o resultado de mais de 30 anos de envolvimento no esporte - desde 1979 tem uma estreita relação com tudo que é relacionado ao voo livre. Em 1991 este envolvimento tornou-se uma empresa. Líder nas Américas e uma das líderes mundiais na produção de parapentes e equipamentos de voo livre. Tem distribuidores em 72 países e tem seus produtos sendo usados em todos os países do mundo onde se pratica o parapente ou paraglider como se denomina em inglês. Uma grande parceira Vento Norte!  
Saiba mais sobre a Sol clicando aqui.
 
 
Associação Brasileira de Parapente
 
associação brasileira de parapente
 
Fundada em 24/06/2002, a Associação Brasileira de Parapente nasceu da busca pela profissionalização e instrução qualificada do esporte, visando seu desenvolvimento e crescimento de forma estruturada, moderna e profissional com o objetivo de amenizar os riscos de um esporte de aventura, deixando para o parapente, apenas os momentos bons que ele proporciona para que o pratica. Atualmente conta com quase 6000 pilotos cadastrados e está presente na maioria dos Estados do Brasil, através de gestores, um deles é o nosso instrutor Márcio André Lichtnow. Os gestores atuam diretamente nos clubes de prática, dentro de um Plano de Gestão Esportiva que é referência no país.
Saiba mais detalhes sobre a ABP clicando aqui.
 
Considerações
 
FIQUE LIGADO ATENÇAO
 
A escola Vento Norte Paraglider segue as normativas da ABP, sendo que seus instrutores, alunos e pilotos homologados tanto pela ABP quanto pela ABVL (CBVL).
 
Nosso fundador além de ser um instrutor de referência é também Gestor da Associação Brasileira de Parapente, sendo o instrutor com maior experiência, atuação contínua, profissional e de maior longevidade e ativo na formação de pilotos em Curitiba e região metropolitana.
 
É importante que quando optar por uma escola de voo certifique-se do tempo de atuação do instrutor. Em Curitiba e Região Metropolitana, não existe nenhum instrutor ativo com mais de 20 anos de atuação no ensino do esporte, somos atualmente a  escola de maior tempo de atuação no mercado Curitibano e região metropolitana, isso são sinceros e modestos 10 anos de escola, e de experiência no esporte, que é outra bela história, aí sim, são 20 anos!
 
Outros detalhes a serem observados são:
 
Habilitação do piloto: Essa é a garantia de que ele preenche uma série de requisitos previstos na Norma Regulamentar da entidade que o torna um profissional bem qualificado, com conhecimentos técnicos e práticos suficientes para lhe ensinar com segurança. A seleção de um Instrutor é rigorosa. A ABP quer os melhores instrutores, não basta ser apenas bom. Buscamos a excelência na atividade de instrução e atuamos efetivamente para isso, seja entrando em contato diretamente com os instrutores para verificar desvios de conduta, seja por meio de treinamento nas Clínicas. Toda essa preocupação é para que tenhamos (ABP) pilotos bem formados tecnicamente e moralmente. O nível de risco de nosso esporte não permite que apenas o conhecimento técnico baste para termos pilotos seguros, temos de assegurar a qualidade da formação no aspecto da auto-preservação e responsabilidade.
 
  • Todos os pilotos de parapente devem possuir homologação válida que identifique qual é o nível de sua pilotagem, por exemplo: Piloto Aluno, Piloto Nível I, Piloto Nível II, Piloto Nível III, Instrutor, Piloto homologado para Voo Duplo e assim por diante.  E não deve em hipótese alguma voar com um piloto que não é devidademente homologado como piloto habilitado para voo duplo (isso é expressamente mencionado na carteira dos pilotos), e no caso de procurar um curso de parapente deverá observar se na carteira do piloto esta homologado como instrutor. No caso dos instrutores é possível pesquisar o nome dos pilotos no site das entidades homologadoras e verificar se estão no quadro de instrutores. (Associação Brasileira de Parapente e Confederação Brasileira de Voo Livre). 
Comportamento do piloto. Como sabemos não é apenas a habilitação que deve ser observada, mas também o comportamento responsável, experiência - entende-se aqui a experiência no voo duplo e na formação de pilotos, e não a experiência acumulada no voo livre, uma vez que são três habilidades distintas, uma é estar concentrado em proporcionar as melhores emoções para o passageiro minimizando ao máximo os riscos, outra é ensinar a voar, e por último evidentemente que voar sozinho, competir e etc não configura habilidade de ser professor/instrutor e vice-versa. A equipe Vento Norte já realizou centenas de voos duplos e nossos instrutores são líder no PR em formação de pilotos, além de acumularem diversas conquistas em campeonatos, hoje dedicam-se integralmente a compartilhar o que o esporte proporciona de bom para os novos iniciantes, apesar de esporadicamente participarem de campeonatos acumulando mais algumas medalhas para a coleção. Habilidade sem responsabilidade é um risco constante para todos.
 
Na Vento Norte 
 
Por que criar raízes quando podemos criar asas?  
Clique na imagem e retorne ao menu.
 
SOMOS ATRAÍDOS POR AQUELES QUE PODEM REVOLUCIONAR A NOSSA EXISTENCIA