06.04.2017 | O Parapente
Fascinante
não salta de um avião e sim decola de montanhas. O mesmo se aplica ao voo de paramotor ou paratrike, sendo realizado com o parapente, porém junto à selete (vulgo cadeirinha) do piloto é acoplado um motor (paramotor). O voo é propulsado, possibilitando a decolagem também a partir de áreas planas. O esporte é uma modalidade de voo livre que atende tanto aos que buscam uma forma de lazer quanto aos que preferem a competição. O esporte é mundialmente difundido, só na Europa são mais de 300.000 praticantes. Embora se assemelhe em partes com o paraquedismo, o piloto de parapente
O leque de possibilidades do parapente/paramotor é grande, assim como os sentimentos que vão desde a tranquilidade ao sentimento de superação e adrenalina, você pode:
- Optar pela tranquilidade de voar em condições estáveis, como finais de tarde ou voar em praias, desfrutar de uma bela vista e voar por horas até pousar na beira-mar ao som das ondas ( conhecido com voo de lift);
- Experimentar a satisfação de buscar uma corrente ascendente (sem motor) e assim ganhar altura (voo Termal) para voar por várias horas e percorrer grandes distâncias ( denominado voo de Cross Country); o recorde mundial de distância livre é de 564 km, realizados pelos brasileiros.
- Realizar manobras acrobáticas, utilizando as leis da física e seu próprio medo, descarregando uma grande carga de adrenalina em suas veias (denominado voo de acrobacia);
- Visualizar o mundo do ângulo mais privilegiado, na base da nuvem; sobrevoando praias, rios, lagos, montanhas, vales, enfim inúmeros lugares, cada qual com uma beleza e história.
- Ter autonomia. Carregar tudo isso em suas costas e levar onde quiser, sem dificuldades de armazenamento ou transporte. Com o peso variando entre 10 a 22 kg, não depende de força bruta, apenas disposição.
Amizade, união, espirito de coletividade, aventura e viagens são uma constante nesse fascinante esporte, abaixo abordamos os itens equipamentos!
Boa Leitura!
Equipamento Adequado
Em nossas aulas práticas, fornecemos equipamentos completos, novos e homologados para o nível de iniciação no esporte. O que garante maior qualidade, segurança e facilidade no aprendizado. Damos a oportunidade do futuro piloto conhecer e praticar o esporte sem se preocupar em adquirir o equipamento em um primeiro momento. O aluno poderá avaliar seu investimento futuro com sabedoria e critérios e quando o momento certo chegar.
Por se tratar de um esporte radical (e o que você procura é diversão e não sustos), não recomendamos a compra de equipamentos antes de um mês de aula e sem a orientação de seu instrutor. Desta forma, evitamos decepções pela compra de um parapente não adequado ao seu tamanho, peso ou habilidade, ou ainda, um equipamento condenado, que coloca sua integridade física em risco (além da perda financeira). Lembre-se: os equipamentos possuem vida útil.
O Instrutor tem condições de lhe orientar na aquisição de seu primeiro equipamento, que deve ser uma vela que tenha a classificação EN A ou EN B low, com tamanho adequado ao seu peso, nem maior, nem menor. Uma selete também adequada para o seu biotipo, reserva de acordo com o seu peso, capacete e rádio, completam o equipamento básico. Este equipamento inicial deverá ser usado por no mínimo de 2 a 3 anos ou após 100 a 200 horas de voo, quando o piloto, se desejar pode trocar a vela por um nível acima, ou seja, a EN B hot. Lembre-se que sua vela deve ser revisada anualmente para evitar colapsos estruturais e manter os padrões de homologação do fabricante.
Os equipamentos de voo consistem em:
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Parapente propriamente dito ou velame;
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Selete (cadeira);
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Pára-quedas reserva;
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Rádio VHF;
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Capacete;
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Variômetro;
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GPS;
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Outros itens de gosto pessoais, mas não obrigatórios.
Para cada piloto existe um equipamento adequado, que varia de acordo com a sua estatura, peso e habilidade.
Piloto Iniciante (ou com baixa frequência de voo ou que busca apenas o prazer de voar curtindo a paisagem): o equipamento é projetado visando prioritariamente a segurança, aceitando alguns erros cometidos pelo piloto devido à inexperiência. Na maioria dos colapsos, o parapente reabre sem que o piloto reaja.
Piloto Intermediário: o equipamento é projetado visando maior performance, mas também a segurança. Permite ainda alguns erros, mas já exige certa experiência do piloto com relação ao conhecimento de seu equipamento e como este se comporta. Exige certa reação do piloto em caso de colapso.
Piloto de competição ou acrobacia: o equipamento é projetado visando prioritariamente performance superior. Como não permite erros, exige maior experiência do piloto com relação à atuação e ao comportamento do velame. Qualquer colapso demanda ação correta e precisa do piloto para reabertura.
A mesma regra se aplica às seletes:
Selete para piloto iniciante: projetada com um sistema de airbag, protege em caso de pousos não convencionais.
Selete para piloto de competição ou acrobacia: projetada com sistemas que diminuem o arrasto, favorecendo a aerodinâmica.
Separamos neste link algumas poesias, textos e artigos que inspiram nossos sonhos, projetos e vida. Esperamos que agrade e que possa inspirar a realizar esse fascninate esporte conosco e para retornar ao menu Curso Iniciante, clique na imagem abaixo!
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